Curso
  • 1 - Emergências Pediátricas em Cuidados de Saúde Primários (Saúde 2024/CE09)
Inscrição
  • 60,00 EUR
Duração
  • 8 horas
Horário
  • Laboral
Forma de organização predominante
  • Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
    • Cenário A – Reanimação Cardiorrespiratória
    • - Treino em Suporte Básico de Vida Pediátrico
    • - Utilização do desfibrilhador
    • - Utilização do acesso intraósseo

    • Cenário B – Respiratório
    • - Utilização de Oxigénio e Insuflador manual
    • - Utilização de adjuvantes da via aérea
    • - Obstrução alta (corpo estranho, laringite)
    • - Obstrução baixa (bronquiolite, asma)

    • Cenário C – Cardiovascular
    • - Choque anafiláctico
    • - Choque hipovolémico
    • - Choque séptico
    • - Paragem cardiorrespiratória

    • Cenário D – Neurometabólico
    • - Mal convulsivo/Convulsões
    • - Meningite/Encefalite
    • - Alterações do estado de consciência
    • - Cetoacidose diabética/Hipoglicemia

    • Avaliação

Enquadramento
  • Formação básica em situações de urgência em pediatria dirigida a médicos e enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários que lidam com crianças.

Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
  • Médicos e Enfermeiros

Objectivos Gerais:
  • Adquirir/atualizar conhecimentos acerca da utilização correta do material de reanimação cardiorrespiratória e acerca da identificação e tratamento adequado de cenários clínicos possíveis, visando a melhoria da prestação de cuidados a crianças com situações graves.

Objectivos Específicos:
  • No final da ação de formação, os formandos deverão:
  • - Organizar a componente pediátrica de um carro de emergência;
  • - Executar Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV) Pediátrico;
  • - Utilizar um desfibrilhador em segurança;
  • - Dominar a utilização de oxigénio / adjuvantes da via aérea e insuflador manual;
  • - Dominar as indicações e utilização de uma via intra-óssea;
  • - Reconhecer as principais emergências pediátricas e iniciar tratamento adequado.

Metodologia formativa
  • Métodos ativo / expositivo / demonstrativo / interrogativo

Metodologia de avaliação
  • Avaliação de conhecimentos através de teste escrito final - Teste de escolha múltipla
  • Teste > 50% respostas certas

Certificação
  • Os formandos terão acesso à atribuição de certificado caso tenham cumprido com a assiduidade e com a avaliação abaixo discriminadas:
  • - Assiduidade dos formandos:
  • - Frequência obrigatória de 100% de carga horária.
  • - Avaliação:
  • - A prova de conhecimentos é obrigatória e reveste a forma de um teste escrito. A prova de conhecimentos é cotada de 0 a 20 tanto para efeitos de correção como de classificação da prova. Os formandos terão acesso à atribuição de certificado caso obtenham uma avaliação quantitativa igual ou superior a 9,5 valores numa escala de 0 a 20 valores.

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