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Curso
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Analgesia e Sedação na Urgência de Pediatria (Saúde 2025/CE06)
Forma de organização predominante
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Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
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- Introdução
- Princípios básicos do controlo da dor
- Escalas de avaliação e Intervenções não farmacológicas
- Farmacologia – Analgesia tópica e local
- Farmacologia – Sedação
- Farmacologia – Analgesia sistémica
- Bancas práticas
- a) Via aérea
- b) Protóxido de azoto
- c) Preparação de fármacos e analgesia local
- Sedoanalgesia por vias alternativas
- Algoritmo de analgesia e sedação
- Complicações da sedoanalgesia
- Bancas práticas 2 (4 grupos em rotação)
- a) Casos clínicos e algoritmos
- b) Casos clínicos - SA outras vias
- c) Casos clínicos com simulação
- d) Casos clínicos com simulação
- Avaliação e encerramento
Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
- Médicos de formação específica e especialistas na área da Pediatria e Anestesiologia; enfermeiros das mesmas áreas (formandos externos ou internos).
Objectivos Gerais:- 1) Sensibilizar os profissionais para a importância do controlo da dor na Pediatria
- 2) Aprender a avaliar a dor de forma adequada
- 3) Familiarizar os profissionais com as intervenções não farmacológicas e farmacologia dos diferentes tipos de analgésicos e/ou sedativos
- 4) Aprender a aplicar a estratégia de sedoanalgesia mais adequada ao tipo de situação, com eficácia e em segurança
Objectivos Específicos:- No final da ação os Formandos deverão estar aptos a:
- - Reconhecer as situações que causam dor e ansiedade na criança
- - Avaliar e classificar a dor de acordo com a sua intensidade, aplicando escalas adequadas
- - Definir qual o objetivo de acordo com o contexto de doença e procedimentos a realizar
- - Avaliar fatores de risco individuais e selecionar o tipo de intervenções mais adequadas em cada criança para o objetivo pretendido
- - Implementar a monitorização necessária antes, durante e após o procedimento
- - Conhecer e preparar o equipamento necessário e fármacos a administrar
- - Reconhecer as principais complicações e realizar as ações necessárias para as resolver
- - Recorrer a folhas de check-list e de registo dos procedimentos
- - Envolver os pais e a criança, fornecendo de uma forma clara todas as informações necessárias em cada fase do procedimento
Certificação
- Os formandos terão acesso à atribuição de certificado caso tenham cumprido com a assiduidade e com a avaliação abaixo discriminadas:
- - Assiduidade dos formandos:
- - Limite máximo de faltas injustificadas é de 5% da carga horária total
- - Limite máximo de faltas justificadas é de 10% da carga horária total
- - Avaliação:
- - A prova de conhecimentos é obrigatória e reveste a forma de um teste escrito. A prova de conhecimentos é cotada de 0 a 20 tanto para efeitos de correção como de classificação da prova. Os formandos terão acesso à atribuição de certificado caso obtenham uma avaliação quantitativa igual ou superior a 9,5 valores numa escala de 0 a 20 valores.
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