|
|
Curso
-
1 - Simular para Salvar – Emergências Pediátricas (Saúde 2025/CE04)
Inscrição de formandos externos
Forma de organização predominante
-
Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
-
- - Introdução
- - Modo de funcionamento e particularidades do Simbaby©;
- - Simulação de casos clínicos I e II
- - Avaliação
Enquadramento
- O sucesso da estabilização de uma criança gravemente doente e os resultados do tratamento estão muito dependentes da experiência e da competência do pessoal de saúde, que se constrói num processo passo-a-passo. Este implica a aquisição de novos conhecimentos e competências, treino na tomada de decisões rápidas e seguras, trabalho em equipa a aquisição de experiência clínica. A tecnologia é, sem dúvida, a grande aliada da ciência e da medicina e os seus grandes avanços têm permitido salvar ou oferecer uma melhor qualidade de vida a muitas pessoas. A utilização de simuladores de alta-fidelidade permite uma aprendizagem eficaz, dado que fornece uma simulação altamente realista de estabilização da criança gravemente doente, estimulando a prática do trabalho em equipa, liderança e capacidades de comunicação.
Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
- Enfermeiros, Médicos Especialistas e Médicos Internos de Formação Especializada de Pediatria e Anestesiologia.
Objectivos Gerais:- Treino prático de situações de emergência e estabilização da criança gravemente doente, de modo intensivo e participativo. Cada formando terá de lidar com casos clínicos distintos no simulador de alta-fidelidade, em que terá realizar o diagnóstico e o tratamento, podendo observar a resposta imediata, simulando de modo fidedigno emergências pediátricas.
- Melhorar a qualidade assistencial, propondo alternativas e promovendo uma tomada rápida de decisão, com o intuito a morbilidade e mortalidade associada à criança gravemente doente.
Objectivos Específicos:- No final da ação os Formandos deverão estar aptos a:
- - Adquirir/ atualizar conhecimentos científicos, através de exercício em simulador de alta-fidelidade, onde será necessário aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre algoritmos de suporte básico e avançado de vida, arritmias, insuficiência respiratória, choque séptico, choque hipovolémico, insuficiência cardíaca, intoxicações, trauma, mal convulsivo e hipertensão intracrania.
Certificação
- Os formandos terão acesso à atribuição de certificado caso tenham cumprido com a assiduidade e com a avaliação abaixo discriminadas:
- - Assiduidade dos formandos:
- - Frequência obrigatória de 100% de carga horária.
- - Avaliação:
- - A prova de conhecimentos é obrigatória e reveste a forma de um teste escrito. A prova de conhecimentos é cotada de 0 a 20
|
|
|
|
|