Curso
  • 1 - Simular para Salvar – Emergências Pediátricas (Saúde 2025/CE04)
Inscrição de formandos externos
  • 75,00 EUR
Duração
  • 8h 00m
Horário
  • Laboral
Forma de organização predominante
  • Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
    • - Introdução
    • - Modo de funcionamento e particularidades do Simbaby©;
    • - Simulação de casos clínicos I e II
    • - Avaliação

Enquadramento
  • O sucesso da estabilização de uma criança gravemente doente e os resultados do tratamento estão muito dependentes da experiência e da competência do pessoal de saúde, que se constrói num processo passo-a-passo. Este implica a aquisição de novos conhecimentos e competências, treino na tomada de decisões rápidas e seguras, trabalho em equipa a aquisição de experiência clínica. A tecnologia é, sem dúvida, a grande aliada da ciência e da medicina e os seus grandes avanços têm permitido salvar ou oferecer uma melhor qualidade de vida a muitas pessoas. A utilização de simuladores de alta-fidelidade permite uma aprendizagem eficaz, dado que fornece uma simulação altamente realista de estabilização da criança gravemente doente, estimulando a prática do trabalho em equipa, liderança e capacidades de comunicação.

Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
  • Enfermeiros, Médicos Especialistas e Médicos Internos de Formação Especializada de Pediatria e Anestesiologia.

Objectivos Gerais:
  • Treino prático de situações de emergência e estabilização da criança gravemente doente, de modo intensivo e participativo. Cada formando terá de lidar com casos clínicos distintos no simulador de alta-fidelidade, em que terá realizar o diagnóstico e o tratamento, podendo observar a resposta imediata, simulando de modo fidedigno emergências pediátricas.
  • Melhorar a qualidade assistencial, propondo alternativas e promovendo uma tomada rápida de decisão, com o intuito a morbilidade e mortalidade associada à criança gravemente doente.

Objectivos Específicos:
  • No final da ação os Formandos deverão estar aptos a:
  • - Adquirir/ atualizar conhecimentos científicos, através de exercício em simulador de alta-fidelidade, onde será necessário aplicar conhecimentos práticos e teóricos sobre algoritmos de suporte básico e avançado de vida, arritmias, insuficiência respiratória, choque séptico, choque hipovolémico, insuficiência cardíaca, intoxicações, trauma, mal convulsivo e hipertensão intracrania.

Metodologia formativa
  • Método Expositivo, Ativo, Demonstrativo e Interrogativo.

Metodologia de avaliação
  • Teste escrito de escolha múltipla

Certificação
  • Os formandos terão acesso à atribuição de certificado caso tenham cumprido com a assiduidade e com a avaliação abaixo discriminadas:
  • - Assiduidade dos formandos:
  • - Frequência obrigatória de 100% de carga horária.
  • - Avaliação:
  • - A prova de conhecimentos é obrigatória e reveste a forma de um teste escrito. A prova de conhecimentos é cotada de 0 a 20

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