Curso
  • 1 - Transporte Neonatal e Pediátrico (Saúde 2024/CE11)
Inscrição
  • 500,00 EUR
Duração
  • 26 horas
Horário
  • Misto
Forma de organização predominante
  • Formação em B-learning (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
    • 1. Metodologia do transporte. Equipa e equipamento.
    • 2. Particularidades do transporte em helicóptero.
    • 3. Particularidades do transporte neonatal. Transporte do prematuro.
    • 4. Ventilação mecânica pediátrica e neonatal aplicada ao transporte.
    • 5. Transporte em ECMO.
    • 6. Compromisso respiratório no recém-nascido.
    • 7. Compromisso respiratório na criança.
    • 8. Sedação-Analgesia-Curarização.
    • 9. Compromisso circulatório no recém-nascido.
    • 10. Compromisso circulatório na criança.
    • 11. Compromisso neurológico no recém-nascido.
    • 12. Compromisso neurológico na criança.
    • 13. Criança com trauma grave.
    • 14. Transferência do doente.
    • Unidades de transporte pediátrico TIP-ULSSM
    • DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS
    • - GRUPO A e B - Neonatais
    • - GRUPO C e D - Pediátricos
    • – Incidentes durante o transporte
    • PRÁTICAS DE MATERIAL (sessão I)
    • Prática I: Ambulância, Incubadora, Monitorização e iNO
    • Prática II: Assistência respiratória neonatal e surfactante
    • Prática III: Assistência respiratória pediátrica
    • Prática IV: Acesso vascular e fármacos
    • Trabalho em equipa
    • Sedação-Analgesia-Curarização casos clínicos
    • DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS
    • - GRUPO A e B - Pediátricos
    • - GRUPO C e D - Neonatais
    • PRÁTICAS DE METODOLOGIA (sessão I)
    • Prática I: Transporte neonatal
    • Prática II: Transporte pediátrico
    • Prática III: Transfer
    • Prática IV: Transporte em ambulância
    • PRÁTICAS DE METODOLOGIA (sessão II)
    • Prática I: Transporte neonatal
    • Prática II: Transporte pediátrico
    • Prática III: Transfer
    • Prática IV: Transporte em ambulância
    • PRÁTICAS DE METODOLOGIA (sessão III)
    • Prática I: Transporte neonatal
    • Prática II: Transporte pediátrico
    • Prática III: Transfer
    • Prática IV: Transporte em ambulância
    • PRÁTICAS DE METODOLOGIA (sessão IV)
    • Prática I: Transporte neonatal
    • Prática II: Transporte pediátrico
    • Prática III: Transfer
    • Prática IV: Transporte em ambulância

Enquadramento
  • O transporte inter-hospitalar pediátrico e neonatal (TIHPN) faz parte da cadeia de sobrevivência das crianças e dos recém-nascidos gravemente doentes. Permite estender a ação das unidades de cuidados intensivos pediátricos e neonatais à comunidade, dando atendimento precoce, especializado e contínuo. Assim, permite-se a aproximação de cuidados de elevado nível aos hospitais distritais onde se geram as necessidades, permitindo posteriormente a transferência dos doentes para locais com recursos necessários para o tratamento definitivo. Além disso, o TIHPN é também uma oportunidade e um desafio para os profissionais.
  • A Unidade de Transporte Pediátrico SEM-Vall d'Hebron (SEMP-VH) fornece serviços de TIHPN desde 1995 e, desde 2002, desenvolve atividades de formação específica em TIHPN cujo elemento principal é este curso. É uma unidade de reconhecido mérito, não só em Espanha, mas em vários países ibero-americanos.
  • O transporte organizado de recém-nascidos de risco iniciou-se em Portugal 1987. Só em 2005 surgiu o primeiro transporte para idade pediátrica na região centro do país. Na região sul foi implementado um sistema de transporte inter-hospitalar pediátrico em 2010 (SAV Pediátrico) que se fundiu com o INEM de recém-nascidos em 2012, dando origem a um sistema de transporte neonatal e pediátrico organizado: Transporte Inter-Hospitalar Pediátrico na região Sul (TIP Sul) sediado alternadamente no CHLC e CHLN.
  • Este décimo primeiro curso de transporte neonatal e pediátrico em Portugal seguirá o modelo do curso original e contará com a colaboração e participação dos elementos da equipa do SEMP-VH.

Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
  • Médicos e Enfermeiros

Objectivos Gerais:
  • Integrar os conhecimentos, habilidades e atitudes, e trocar experiências em relação ao TIHPN em recém-nascidos e crianças em estado crítico, nos seus aspetos organizativos, operacionais e assistenciais.

Objectivos Específicos:
  • - Conhecer o modelo do TIHPN na Catalunha e em Portugal;
  • - Compreender as particularidades do TIHPN em helicóptero;
  • - Familiarizar-se com os aspetos práticos do funcionamento de uma ambulância e dos seus equipamentos;
  • - Conhecer o diagnóstico e tratamento dos problemas mais frequentes no TIHPN;
  • - Compreender e implementar o método do TIHPN;
  • - Conhecer os principais incidentes não-médicos durante o TIHPN e a sua antecipação e resolução;
  • - Reforçar o conceito do trabalho em equipa, reconhecendo os seus componentes essenciais e as bases da sua eficácia.

Metodologia formativa
  • - Apresentações teóricas, discussões em grupo (casos e incidentes) e práticas (estações de material e metodologia);
  • - Relação Teoria / Discussão / Prática: 1 / 1,5 / 2,5;
  • - Grupos de Prática de 6 alunos com 2 instrutores;
  • - Avaliação contínua, sem exames formais (teórico ou prático);
  • - Idioma: Português / Espanhol.

Metodologia de avaliação
  • Avaliação contínua, sem exames formais (teórico ou prático)

Certificação
  • Os formandos terão acesso à atribuição de certificado caso tenham cumprido com a assiduidade abaixo discriminadas:
  • - Assiduidade dos formandos:
  • - Frequência obrigatória de 100% de carga horária.

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